sábado, 5 de fevereiro de 2011

Lider do maior assalto do Brasil e mais nove são resgatado em Fortaleza

Três acusados de envolvimento no assalto ao Banco Central de Fortaleza foram resgatados na tarde deste sábado (5) junto com mais sete detentos no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO II), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza.

A quadrilha formada por aproximadamente dez homens que estavam em três veículos invadiram o instituto penal com o intuito principal de resgatar o Sequestrador Alex Sousa Ribeiro, mais conhecido como “Alex Gardenal”. Mais ao todo, conseguiram levar 10 presos da unidade.

São eles:

  • Alex Sousa Ribeiro (Alex Gardenal)
  • Francisco das Chagas Rodrigues
  • Francisco Ediverton Amaro Honório
  • Edson Barbosa
  • Jean Maia
  • Rosiélio Vieira
  • Antonio Reginaldo de Araújo
  • Edésio Batista das Neves (Assaltou o BC de Fortaleza)
  • Fernando Carvalho Pereira (Assaltou o BC de Fortaleza)
  • Marcos Rogério Machado de Morais, o Rogério Bocão (Assaltou o BC de Fortaleza)

Rogério Bocão é considerado o chefe da quadrilha que assaltou o BC de Fortaleza em 2005, cavando um super túnel e sem ninguém perceber levou mais de R$ 164,7 milhões. Desse dinheiro a policia não conseguiu recuperar nem 20% do que foi levado. Ele é o primeiro homem abaixo de Alemão, na hierarquia do PCC. Bocão havia sido preso em São Paulo.

Durante a invasão ao “IPPOO II” houve intensa troca de tiros onde duas pessoas ficaram feridas, um sargento da policia com um tiro de raspão no braço e um argente penitenciário que sofreu golpes de coronhadas na cabeça. O bando utilizava armas de grosso calibre como: Fuzis e pistolas .40, além do apoio externo nos veículos.

Veículo usado na fuga estava com munições
Três carros foram usados na ação
Segundo a Polícia, um visitante rendeu 2 agentes penitenciários na portaria principal do IPPOO II. Nesse momento, homens armados chegaram em 3 carros, atirando nos policiais que estavam na guarita do presídio.
Os criminosos fugiram em 3 carros - um deles modelo Hilux e outro uma L-200, o outro foi trocado por um veículo modelo Santana, que foi tomado de assalto durante a fuga.
Fachada do IPPOO II com marcas de tiros
De acordo com a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Socorro Marques, a ação aconteceu durante o horário de visita aos presos.
Na hora, só havia 6 agentes penitenciários de plantão para mais de 500 presos e 2 deles foram rendidos por homens armados.


Pistoleiro da Região de Morada Nova
Presos estavam armados e provavelmente já esperavam pelo resgate
Ainda segundo Socorro, havia 8 armas (calibre 38 e pistolas .40) em posse dos presos, no momento da rendição dos agentes. Ela diz acreditar que os presos já esperavam pelo resgate.
Os fugitivos renderam os agentes no momento do atendimento jurídico, de acordo com informações do agente Caminha, diretor adjunto do IPPOO II 3 vivências haviam sido abertas, para vigília, o que aumenta a suspeita de que os bandidos poderiam estar preparando a fuga, com antecedência. Entretanto, o diretor adjunto afirma que os fugitivos pertenciam a outra vivência, a nº1. Cada vivência possui em média 20 celas.
Fernando Carvalho, Assaltou o BC
A polícia segue na busca dos fugitivos.
Ainda não foi confirmado, mas dependendo da rota de fuga dos bandidos, o Rio Grande do Norte pode ser utilizado como esconderijo. No começo da semana, uma quadrilha do estado tentou assaltar um banco no interior cearense planejando roubar R$ 1 milhão e terminou matando um policial militar e ferindo outras duas pessoas.



Matéria GRN com informações do Diário do Nordeste
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

1 comentários :

Anônimo disse...

Além de receber o visitante ilustre Fernandinho beira-mar,os pistoleiros que por aí passeiam,talvez recebam os bixinhos que fugiram atirando da cadeia-IPPOO,de Fortaleza.Triste sina!

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=