segunda-feira, 16 de abril de 2012

Presos se rebelam e fazem agentes e visitas refém em Aracajú

Preso armado cm uma escopeta 12
Detentos do Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho, no Bairro Santa Maria, se rebelaram desde às 13h deste domingo, 15. Três agentes penitenciários foram feitos reféns e muitas mulheres e crianças se encontram junto aos presos por conta do dia de visita, que não foi encerrado. Segundo informações da polícia o presídio abriga 476 presos.

Segundo informações da população local, domingo é dia de visita no presídio até às 15h. Como a rebelião aconteceu antes disso, as pessoas que estavam lá dentro também ficaram presas. A polícia informou que existem mais de 100 visitantes dentro do presídio no momento.


Parentes dos apenados se desesperam do lado de fora
Presos Rebelados
Após negociações iniciais, com o capitão Marcos Carvalho, do Núcleo de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar, os detentos pediram a presença da imprensa. “Eles demonstraram tranquilidade e aptidão para negociação, a gente quer conversar na boa e resolver tudo, a gente ainda não sabe o que eles querem, mas eles pediram a presença da imprensa para começar a falar”, contou Marcos Carvalho, durante as primeiras horas do conflito. Somente a equipe de uma TV e do Portal Infonet tiveram acesso ao présídio nesta tarde.

Parentes dos detentos que se encontravam no lado externo do presídio não paravam de chegar desesperados. E contavam o quanto era humilhante ser revistados em dias de visitas. “Eles estão pedindo melhores condições e que tratem melhor as famílias dos detentos, eles nos humilham muito quando precisamos entrar para ver os detentos”, contou o pai de um dos detentos, que não quis se identificar.

Agente refém ajoelhado e ameaçado
Negociações

As negociações aconteceram durante toda a tarde e se estenderam durante a noite deste domingo, 15. Quem estava fazendo a comunicação era um detento vestido de amarelo, identificado pelos agentes locais como Jason.

A comunicação acontecia através de um rádio da polícia cedido ao prisioneiro. Com os detentos estava, além do rádio, um teaser, que é um arma utilizada pela polícia para dar choques elétricos, três escopetas e várias facas adquiridas na cozinha do presídio.

No momento da comunicação um dos agentes, que estava refém, permanecia de joelhos e era constantemente ameaçado por um prisioneiro que apontava uma faca para o pescoço do agente.

O promotor de Justiça Luiz Claudio Almeida dos Santos, da 7ª vara criminal, também acompanhou as negociações e ouviu as primeiras solicitações dos presos, que foram: mudança na direção do presídio, mudança de alguns agentes, melhor tratamento para mulheres e crianças que visitam os detentos, isolamento somente para presos sentenciados e presença de representantes dos Direitos Humanos, da OAB e de um juiz corregedor durante as negociações.

“Eles pediram para ver alguns representantes de algumas entidades e fizeram algumas reivindicações, mas não tem nada concreto ainda. A maior dificuldade em lidar com eles é porque parece que tem vários líderes lá dentro, não dá pra saber com quem negociar” conta Luiz Claudio.

Durante as negociações, os três agentes foram apresentados. Eles estavam aparentemente bem e não tinham nenhum ferimento exposto.

 Promotor Luiz Claudio tentando fazer a negociação através do rádio
Rebelião

Os presos estavam pedindo por melhores condições e gritavam que não queriam mais ser espancados. Uma pichação na parede dizia: queremos mais respeito. Eles disseram para os negociadores da operação que portavam uma lista com os nomes dos agentes que realizavam agressões. A assessoria de comunicação do presídio nega que exista qualquer tipo de agressão dentro do presídio.

A rebelião já dura mais de 8h, os presos são vistos andando nos vãos do presídio e ate sobre o teto do local. O negociador Marcos Carvalho se prepara para passar a noite conversando com os detentos.

A equipe do Portal Infonet estará aconpanhando a rebelião durante toda a madrugada e trará mais informações sobre a rebelião a qualquer instante.

Por Janaina de Oliveira da Infonet
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=