segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cães da PM são usados pela Polícia Federal no combate ao tráfico

*Fonte: PF/RN

A Polícia Federal e a Polícia Militar no Rio Grande do Norte firmaram um acordo de cooperação técnica e operacional e, a partir de agora, vão realizar ações integradas destinadas à utilização de cães da PM nas operações policiais de prevenção e repressão a crimes federais, em especial, tráfico de drogas. Inclusive, os cães farejadores estão sendo usados na fiscalização no Aeroporto Internacional Augusto Severo.

O acordo foi firmado justamente porque a Policia Federal, no momento, só dispõe de um cão farejador, que está atuando na Delegacia de Mossoró. A matilha da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) da Polícia Militar é formada por 24 animais, cinco deles treinados para captar odores.

Não há cães com dupla utilização, eles se dividem em atribuições distintas, tipo: guarda e proteção, controle de distúrbio civil em manifestações populares, intervenções em estabelecimentos prisionais, policiamento ordinário, demonstrações recreativas e policiamento em eventos e praças desportivas. São seis labradores, quatro pastores-belgas malinois, quatro pastores-belgas groenendael, cinco rottweilers e cinco pastores-alemães (capas-pretas).

A aptidão natural desses animais para identificar substâncias entorpecentes ou explosivos, por exemplo, tem uma explicação científica: o cão tem cerca de 250 milhões de células olfativas a mais do que um ser humano.

As incursões policiais irão ocorrer em dias e horários de grande movimentação de pessoas e circulação de mercadorias ou ainda, com o objetivo específico de checar informações repassadas pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal.

Retirado do PortalBO
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=