segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Iniciado o 2º Curso de Operador Aéreo do GTA/PE

A Secretaria de Defesa Social SDS, realizou na manhã da segunda feira (17), a aula inaugural do segundo Curso de Operador Aéreo COA, que será ministrado pela equipe do Grupamento Tático Aéreo GTA. Criado em 2007, o GTA, está subordinado diretamente a Secretaria de Defesa Social. Possui atualmente quatro aeronaves e tem sua composição integrada por funcionários de todos os setores da segurança pública no Estado.


Com investimento na ordem de R$ 250 mil reais, o curso tem como objetivo preparar profissionais para atuar em operações de alto risco, tais como busca e salvamento terrestre e aquático, resgate e remoção aeromédica, ações de defesa civil, entre outras. É mais um investimento do Governo do Estado, através da SDS, visando oferecer um serviço de qualidade ao cidadão pernambucano, bem como dar suporte a grandes eventos como a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Para o Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, investimentos no GTA é de grande importância para a redução da criminalidade no Estado. Quero parabenizar a equipe do GTA pelo trabalho que vem sendo realizado. Vocês vêm contribuindo de forma expressiva para o alcance das metas estabelecidas no Plano Estadual de Segurança Pública – Pacto pela Vida. Tenho certeza que este curso será de grande proveito para o Estado , afirma o secretário.

As vagas foram disputadas por 270 candidatos dos quatro estados, sendo 45 para Pernambuco, e duas para cada uma das outras federações, que pretendem atuar como multiplicadores do conhecimento adquirido pelo GTA em seus estados.

OS 51 ALUNOS integram polícias de quatro estados.

Participarão do COA 51 alunos, entre policiais civis, militares e bombeiros, dos quais dois são do Rio Grande do Norte, dois do Amazonas e dois de Rondônia, que serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no curso, em seus Estados. O meu Rio Grande do Norte é carente na área de Operações Aéreas na Segurança Pública. Esta é uma excelente oportunidade de me qualificar e aplicar o conhecimento adquirido no meu Estado, ainda mais com um grupo de renome no país como o GTA, e isso pudemos comprovar recentemente com o excelente trabalho realizado durante as chuvas em Pernambuco (PALMARES)”,  , ressalta o soldado da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Laertte Silva de Oliveira.

Criado em 2006 pela Gerência de Integração e Capacitação das SDS GICAP, com o auxílio do GTA, o COA é reconhecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e abordará durante os três meses de curso, disciplinas teóricas e práticas, como teoria de vôo e técnicas de resgate, associadas ao uso de aeronaves. Este curso é mais um investimento da SDS na capacitação de seus servidores atendendo as linhas de ações previstas no Pacto Pela Vida , disse o Gerente Geral de Articulação Institucional e Integração Comunitária, Manoel Caetano Cysneiros.

A solenidade foi realizada no auditório do Banco Central, em Santo Amaro, e contou com a presença do Secretário Executivo de Gestão Integrada da SDS, Alciomar Goersch, do Corregedor Adjunto da SDS, Cândido Ferraz, do Diretor Geral de Operação do Corpo de Bombeiros, coronel Daniel Ferreira, do Subchefe da Polícia Civil, Francisco Jardim, do tenente-coronel Adeilton Rosendo, representando o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Tavares Lira, e do tenente-coronel aviador Matuchewski, representando o Segundo Comando Aéreo Regional COMAR.

Fonte: Imprensa SDS-PE e Folha de Pernambuco.
PS. o Curso encontra-se atualmente com apenas 36 alunos.
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=