sexta-feira, 9 de julho de 2010

Três presos são baleados durante rebelião em Alcaçuz e PMs são presos pelos disparos


Durante um principio de tumulto no Pavilhão IV da Penitenciária de Alcaçuz, três detentos foram atingidos por disparos da armas de fogo.

Por volta das 12h30min, os presos do Pavilhão IV que guarda 135 presos provisórios em Alcaçuz, começaram uma pequena rebelião reclamando da alimentação e da revista feita a seus familiares. Os mesmo exigiam a presença do novo diretor, o Coronel PM Clodoaldo Carneiro de Sousa, que assumiu ontem (8) a direção dessa unidade, caso contrário, quebrariam tudo.

Os presos começaram a bater na porta do Pavilhão, aparentemente tentando derrubá-la, foi então que os Policiais Militares que fazem a guarda externa de Alcaçuz efetuaram alguns disparos para tentar conter os presos e um desses disparos infelizmente ricocheteou e atingiu três dos presos rebelados.

Os presos atingidos foram: Francisco Jackson de Oliveira, conhecido como “Jajá” que foi atingido na cabeça e encontra-se no Hospital Walfredo Gurgel passando por cirurgias. Os outros dois apenados foram atingidos por estilhaços do mesmo disparo. São eles: Rafael Henrique Ribeiro e Josenildo dos Santos, que também foram escoltados ao Walfredo mais já retornaram a penitenciária após atendimento.

Segundo o Cel. Clodoaldo, os disparos saíram das armas dos PMs das Guaritas 04 e 08, que foram detidos e responderam as perguntas da equipe de investigação do Dr. Petrus Antônius, delegado de Nísia floresta e ficará a frente das investigações. As armas usadas pelos sentinelas também foram recolhidas para pericia técnica do ITEP.

Imagem do Arquivo GRN

Durante a rebelião foram acionados ao local o GTO (Grupo Tático de Operações), o Helicóptero Potiguar-01 da PM, o GIP (Grupo de Intervenção Penitenciária) da CoAPe e três Unidades do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).

Após duas horas de rebelião, a direção da unidade fez acordo com os apenados que finalizaram seus protestos.
Hoje a Penitenciária Estadual de Alcaçuz que deveria comportar 500 apenados, tem no total 635 internos, 135 acima do recomendado.

NOTA GRN: Os presos estão reclamando constantemente das revistas feitas em seus familiares porque a qualidade dessa revista melhorou bastante com o quantitativo de Agentes que entraram a pouco tempo no sistema e com isso está muito mais difícil a entrada de drogas e celulares, principalmente em Alcaçuz.
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=