segunda-feira, 26 de abril de 2010

Informações do Estelionatário que agia na cidade de Patú/RN

Segundo informações colhidas pelo blog PATUNEWS, comerciantes de Patu e cidades vizinhas sofreram prejuízos nos últimos meses com ações de estelionatários que agiram nos meses de novembro de 2009 e março de 2010 em Patu e região.

No mês de novembro de 2009 esteve em Patu o estelionatário que se identificou como EDIMAR EVANGELISTA DE SOUSA (provavelmente nome falso - foto acima), o qual falsificou uma conta d'água da CAERN (ver cópia acima) e de posse de um DECORE (Documento de Comprovação de Rendimentos) no valor de R$ 2.950,00, expedido por um contador da cidade de Alexandria/RN, conseguiu abrir uma conta-corrente na agência do Banco do Brasil de Patu, tendo segundo informações, conseguido de imediato um empréstimo de R$ 8.000,00, além de ter sacado o limite que o banco concedeu em sua conta.

O estelionatário em epígrafe conseguiu a liberação de 40 folhas de cheques, e de posse desses cheques, passou a aplicar golpes no comércio de Patu e outras cidades da região.

Cópia da suposta cedula de identidade que mesmo tendo sua data de nascimento de 25/01/1968 só foi expedida em 15/10/2009, poucos dias antas da chegada em Patú/RN


CÓPIA DA CONTA D'ÁGUA COM TITULAR E ENDEREÇO ADULTERADOS, CONFORME DECLARAÇÃO EXPEDIDA PELA CAERN DE INEXISTÊNCIA DESSA CONTA D'ÁGUA

"EDIMAR" se apresentava como proprietário de um crediário na cidade de Messias Targino e com uma boa conversa conseguiu ganhar a confiança de alguns comerciantes de Patu que lhes venderam mercadorias parceladas em vários cheques. Não conseguimos apurar o tamanho do prejuízo causado por esse estelionatário no comércio de Patu em virtude da maioria das pessoas lesadas não terem se quer registrado boletim de ocorrência na delegacia local, talvez com vergonha de ter sido enganadas.

O fato que chama a atenção é a data de expedição da cédula de identidade do estelionatário EDIMAR. Apesar dele supostamente ter nascido em 25/01/1968 a 1ª via da sua identidade só foi expedida em 15/10/2009, portanto, poucos dias antes de chegar a Patu. Detalhe não percebido pela agência local do Banco do Brasil ao permitir a abertura da conta-corrente e lhe conceder crédito.

Vários comerciantes de Patu e da região são associados a CDL de Patu que oferece ferramentas de consultas que inibe a ação desses estelionatários. A CDL dispõe de consulta ao SPC, consulta de cheques no CCF ou cheques devolvidos até mesmo por contra ordem e outras consultas. Certamente essas consultas não foram feitas, facilitando a ação desse estelionatário.

No mês de março de 2010 a cidade de Patu foi novamente alvo de um estelionatário que agiu com outro modus operandi. Desta vez as informações sobre esse estelionatário são poucas ou nenhuma, mas em outra matéria relatarei a ação desse estelionatário em Patu e parte dos prejuízos causados, inclusive a um irmão de um policial militar que perdeu uma moto para o estelionatário.

Fonte: PatuNews
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=