terça-feira, 13 de março de 2012

Moradores das Quintas reclamam de insegurança após tentativa de homicídio a um jovem

Os moradores do bairro das Quintas - zona Oeste de Natal - estão amedrontados. As portas se fecham ao primeiro sinal de início da noite. Andar pelas ruas pode se tornar um passeio trágico e até mesmo fatal. As rixas que envolvem a comercialização de drogas e também as rivalidades entre facções criminosas ligadas a torcidas de futebol levam terror à região. A criminalidade crescente por vezes traz conseqüências desastrosas para a população, que contabiliza cada vez mais assaltos e mortes frente ao descaso dos órgãos de segurança pública. Na noite desta segunda-feira (12), a vítima foi o adolescente Rodrigo Daniel de Oliveira, de 16 anos de idade. Atingido por quatro disparos de arma de fogo, o jovem se encontra em estado grave no hospital Walfredo Gurgel.


A tentativa de homicídio não foi a primeira a ser registrada nas últimas duas semanas. Nas proximidades da localidade onde o jovem Rodrigo foi assassinado, um homem havia sido executado com mais de vinte tiros. A violência latente altera o cotidiano da população e incute o medo no cotidiano dos trabalhadores e das famílias. "Eles estão roubando e matando para impor o medo e dizer que são eles que mandam aqui agora", disse uma mulher que preferiu não se identificar por temer represálias.

A equipe de reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve na rua São Geraldo durante a manhã de hoje e conversou com a família do jovem Rodrigo. A sua mãe, a costureira Maria José de Oliveira, 60 anos, mostrava-se abatida com a tentativa de homicídio. "Fizeram isso porque ele mora aqui nessa região. Está tendo essas brigas agora e sobra para todo mundo que estiver por perto. Não tem envolvimento com drogas e não tinha nenhuma rixa com ninguém", disse Maria José.

O jovem estava em uma calçada da rua São Geraldo quando foi abordado por outros adolescentes que o perseguiram e atiraram contra ele. Foi atingido duas vezes no peito, uma vez no braço e um tiro acertou a sua nuca. Rodrigo foi atendido e conduzido ao hospital Walfredo Gurgel, onde passou por procedimentos cirúrgicos.

"Está todo mundo com medo aqui. Quando dá 18h, todos já começam a fechar as portas", disse Maria José. A mãe descreveu a personalidade do filho como introvertido e com indícios de depressão. "Durante a madrugada é comum ouvir tiros bem perto da nossa casa e ele já acordava assustado. Não sei se foi isso, mas com certeza contribuiu para o estado de saúde que ele já tinha", esclareceu.

Os moradores reclamaram das ações de patrulhamento da Polícia Militar e das ações de investigação da Polícia Civil. "A patrulha passa aqui de vez em quando e só faz baculejo em quem não tem nada a ver. Na hora que o bicho pega mesmo não tem nada de polícia. Só chega depois que matam alguém", reclamou a costureira. Rodrigo é o filho mais novo dos cinco de Maria José e permanece sob observação no hospital Walfredo Gurgel.

O coronel Wellington Alves, comandante do policiamento metropolitano, confirmou a informação de que a criminalidade da região está ligada ao tráfico e a pessoas que se dizem ligadas a torcidas organizadas. "O problema do tráfico existe, assim como pessoas que se aproveitam e se passam por torcedores para praticar crimes", disse durante a manhã de hoje. Segundo ele, o geoprocessamento dos dados tem apontado um índice além do normal.

"Destacamos a inteligência para descobrir esse aumento dos crimes e estamos mantendo o patrulhamento de rotina. Caso seja necessário poderemos acionar a Rocam e até mesmo a Cavalaria para um trabalho em específico", afirmou o coronel Alves.

A equipe de reportagem tentou contato com o delegado Raimundo Lucena, titular da 7ª DP, localizada nas Quintas e responsável pela condução de investigação na região. No entanto, ele não se encontrava na delegacia no momento em que foi procurado.

Tribuna do Norte
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=