domingo, 25 de março de 2012

Falso dentista é preso na zona Norte de Natal

*Com informações de Daniel Morais
A polícia prendeu, neste sábado, um homem que vinha atuando como dentista na zona Norte de Natal sem, no entanto, ter registro profissional para isso. Francisco de Assis Nunes Filho se intitulava o “Dentista do Povo” e tinha um falso consultório na avenida Thomaz Landim.

Lá, os policiais realizaram diligências e apreenderam todo o material usado para ele nos atendimentos odontológicos. Além de não ser dentista, Francisco de Assis também havia contratado uma funcionária sem nenhum conhecimento na área para ser sua auxiliar no consultório.


Uma das vítimas do golpe informou que o acusado teria cobrado R$ 150,00 por uma prótese dentária e que o pagamento seria em três vezes. Ao ir fazer o pagamento, a vítima estranhou Francisco ter usado o nome de outra loja para que o pagamento fosse feito. Com isso, ele decidiu fazer uma denúncia.

Todo material apreendido com o falso dentista foi levado para a Delegacia de Platão da Zona Norte, onde depois foi encaminhado para Instituto Técnico-Científico de Polícia para ser periciado. O presidente do Conselho Regional de Odontologia do RN, Eimar Lopes, esteve na unidade e falou sobre o caso.

Eimar Lopes, presidente do CRO
Esta pratica é comum aqui no Estado?

Não. Temos poucos casos aqui e até mesmo o que registramos anterior a esse fato foi cometido pelo mesmo cidadão.

As pessoas que praticam o crime geralmente têm noções dos procedimentos e termos usados pelos dentistas. Como o senhor acha que eles adquirem esses conhecimentos?

Geralmente as pessoas que praticam o crime se enquadram em três perfis. Primeiro, alguns deles são assistentes e técnicos de prótese. Segundo, já tem a profissão na família, geralmente o pai. Por último, temos a questão da história. Pessoas que viam a profissão no passado nas épocas em que os dentistas aprendiam na prática.

Como ocorreu a denúncia?

Da primeira vez, pois ele já é reincidente no delito, recebemos uma denúncia de uma pessoa que se consultou e fez um procedimento com o mesmo. Nós tivemos a oportunidade de examinar o paciente do falso dentista e o mesmo nos deu todo o apoio nos acompanhando até o falso consultório na data da primeira apreensão. Em poucos meses, recebemos esta nova denúncia através de um dentista membro de nosso conselho que atendeu uma pessoa com complicações devido a um procedimento mau feito. Quando foi perguntado ao mesmo onde ele tinha feito tal procedimento a vítima nos informou que tinha feito na clínica Dentista do Povo, na zona Norte. A partir daí começamos a investigar e tivemos êxito mais uma vez.

O senhor gostaria de deixar algum alerta a sociedade?

É importante que todos analisem o ambiente e o material, bem como procurem informações sobre quem lhe atende. Vejam se em algum dos documentos consta o número do registro do mesmo no CRO. Essas coisas são importantes quando falamos de nossa saúde e a última coisa que devemos analisar é o preço, porque nem sempre melhor preço significa qualidade e segurança. Com saúde não se brinca.

Portal BO
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=