sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Fábio Hollanda aponta negligência para fuga em Alcaçuz e exonera diretores

O secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Hollanda, exonerou, no fim da manhã desta sexta-feira (20), o coordenador do sistema penitenciário do Estado, José Olímpio, e o diretor do presídio de Alcaçuz, major Marcos Lisboa. A decisão foi tomada após a fuga de 41 presos da maior penitenciária do Estado. Além disso, o titular da Sejuc abriu sindicância para apurar suposta negligência dos agentes penitenciários.

Durante quase toda a manhã desta sexta-feira (20), Fábio Hollanda esteve reunido com a governadora Rosalba Ciarlini e com os representantes da secretaria estadual de Segurança Pública para decidir o futuro de Alcaçuz e do Sistema Prisional. Por volta das 11h30, ele convocou a imprensa para anunciar mudanças na estrutura e informar que a fuga em massa já está sendo investigada.


O secretário foi categórico ao afirmar que houve negligência por parte dos profissionais que estavam de plantão durante a noite de ontem. Por esse motivo, Fábio Hollanda informou que já foi aberta uma sindicância para que os responsáveis por possíveis facilitações sejam identificados e punidos. Antes disso, no entanto, a direção de Alcaçuz foi demitida, bem como o coordenador da Administração Penitenciária, José Olimpio.

Agora, major Marcos Lisboa e o agente Wellington Marques, diretor e vice, respectivamente, não estão mais a frente de Alcaçuz. A direção ficará por conta do tenente-coronel Zacarias Figueiredo Mendonça Neto e a vice-direção com o major Francisco de Assis Ferreira dos Santos. Já a Coape será comandada pelo coronel Severino Gomes dos Reis Neto, policial militar da reserva.

“Já solicitamos a escala de todos os agentes e policiais que estavam de serviço e abrimos uma sindicância. Acreditamos que houve uma articulação, mas as pessoas que apostaram contra Estado acabaram perdendo esse jogo. Queremos dizer ainda à sociedade que vamos dar uma resposta rápida, para isso estamos contando com ajuda da Secretaria de Segurança que destacou um grande efetivo para as buscas aos foragidos”, explicou o titular da Sejuc.

Fábio Hollanda comentou também que não está preocupado se a medida de mudança nas direções do presídio de Alcaçuz e da Coordenadoria de Administração Penitenciária vai desagradar aos agentes penitenciários. Questionado sobre isso, ele afirmou: “quem não pode ser desagrada é a sociedade”. Além disso, o secretário destacou que a escolha dos novos diretores foi feita por histórico deles em seus trabalhos na polícia.

Portal BO
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=