sábado, 18 de dezembro de 2010

BOMBEIROS FAZEM TREINAMENTO NA PONTE NEWTON NAVARRO

Os militares do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros do RN realizaram, na manhã de ontem, o primeiro treinamento de descida vertical na Ponte Newton Navarro. A atividade contou com a participação de 15 bombeiros e teve como proposta aprimorar as técnicas desenvolvidas no quartel, utilizar a prática do rapel nas atividades de salvamento, além de realizar a técnica de ancoragem, uma técnica onde são fixados cabos, para realizar descidas e subidas de pessoas com segurança.

O tenente Jonas, responsável pelo treinamento dos bombeiros, informou que as técnicas aplicadas no local já são aplicadas na torre do prédio do Comando Geral do Corpo de Bombeiros e em outros tipos de edificações, porém nunca tinha sido realizado na Ponte Newton Navarro. Durante a atividade de salvamento, um bombeiro fica no alto da ponte acompanhando a descida de rapel de um segundo bombeiro que desce pela corda, enquanto um terceiro militar fica responsável por realizar o suporte na base da ponte. Durante a prática, caso exista a necessidade de resgate de uma vítima, os bombeiros podem utilizar duas cordas, uma paralela à outra ou utilizar apenas um militar, tal como ocorre em operações reais. Esse tipo de salvamento é utilizado principalmente em casos de suicídios ou resgate de trabalhadores que atuam em grandes construções.

Segundo o tenente Jonas, o exercício realizado fora do comando proporciona aos bombeiros uma experiência em que é possivel se deparar com situações que não ocorrem dentro do comando, tal como a presença de moradores da região, a interferência dos ventos e uma altura média de 30m a 40m. Durante o treinamento foi utilizada uma corda de 100m de extensão, 10 cadeiras de segurança, 17 mosquetões que suportam até 2.200kg, além de equipamentos de seguranças individuais como capacetes, freios de mão, utilizados para a regulagem da descida.

De Lamonier Araújo - Especial para o Diário de Natal
Retirado do Cb Heronides
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=