sábado, 18 de dezembro de 2010

Coronel Ângelo lançará esse semana a "Cronologia da PMRN"

Será lançado o livro CRONOLOGIA DA PMRN, de autoria do coronel PM, Angelo Mario de Azevedo Dantas, onde serão apresentados os 175 anos de história da PMRN, desde 1834 a 2009. Tendo como sua principal fonte os Boletins Gerais da Polícia Militar do RN, e inúmeras informações em variados livros de autores regionais, em alguns jornais, etc.

O Coronel Angelo iniciou a pesquisa no inicio de 2004 e concluiu em dezembro de 2009. O Coronel relata que leu todos os Boletins Gerais, tendo sido o primeiro datado de gosto de 1835, ou seja, um ano após a criação da Polícia Militar do RN.

“Não se trata de um livro de história propriamente dita e sim do registro cronológico do que ocorreu na instituição”. Coronel Angelo
O livro será lançado oficialmente no próximo dia 22 de dezembro de 2010, a partir das 09:00 horas, no salão nobre do QCG.

A obra será apresentada em dois volumes, contendo 432 e 436 páginas, respectivamente.

Praticamente todos os fatos de destaque ocorridos na PM/RN desde 27 de junho de 1834 a 31 de dezembro de 2009 estarão lançados cronologicamente no livro.

Foram inseridas cerca de 100 fotografias que marcaram a história da Polícia Militar no livro.

Veja os principais fatos relatados no livro:
  • Conclusão de basicamente todos os cursos de formação e/ou de aperfeiçoamento realizados tanto na própria corporação quanto em outros lugares, onde é destacado o nome dos primeiros colocados (CFSD, CFC, CFS, CAS, CHO, CFO, CSP, etc.);
  • Ocorrências e episódios de grande vulto;
  • resultados de competições desportivas militares e civis nas quais policiais militares tenham se destacado;
  • Legislação geral referente à corporação;
  • Falecimento de policiais vitimados em ocorrências, acidentes, suicídios, etc., bem como alguns outros de morte natural;
  • Criação e ativação dos mais variados serviços especializados (banda de música, saúde, cavalaria, bombeiro, transito, ambiental, policia feminina, etc.); g) posse de dirigentes de algumas associações PM;
  • Nomeação e posse de todos os chefes do poder executivo estadual e de todos os comandantes gerais, além de diversos outros níveis de comando (alguns destacamentos a cargo de Sgt PM, inclusive).

Atualmente existem apenas três obras escritas que retratam a Gloriosa:
  1. História do Batalhão de Segurança (1969), de Rômulo Wanderley;
  2. Oficiais da PM (1980) - uma espécie de pequenos traços de alguns oficiais do inicio do século XX, de autoria do saudoso professor Ivanaldo Lopes - filho de oficial e;
  3. 2º BPM - Notas para a História (2001) do também saudoso tabelião público Antonio Nonato.

O livro contam com o apoio da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, através os membros Valério Mesquita e Manoel Onofre Júnior, que escreveram o prefácio e a orelha do livro respectivamente.

Durante a "MANHÃ DE AUTOGRAFOS" uma fração da Banda de Música da PMRN estará presente e ao mesmo tempo estará sendo exibido em data show um acervo de centenas de fotos históricas que conseguimos reunir ao longo da pesquisa.

“Gostaria de parabenizar o Coronel Angelo pelo este excelente trabalho, pois tenha a absoluta certeza que os policiais militares e a sociedade irá conhecer e ter orgulho da Polícia Militar do Rio Grande do Norte”, Cabo Heronides.

Escrito por Cabo Heronides.
Tendo Informações enviadas pelo Coronel Angelo.

←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=