sexta-feira, 15 de outubro de 2010

31 jovens detidos durante JERNS em Natal

Policiais militares da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e do 5º Batalhão da PM frustraram no final da manhã de ontem, poucos instantes depois da cerimônia de abertura dos Jerns 2010, o que seria um confronto entre torcidas organizadas no bairro de Potilândia, próximo à entrada do Campus Universitário da UFRN. Contida a confusão, os 31 jovens envolvidos foram encaminhados para a Delegacia Especializada em Atendimento ao Menor Infrator (DEA).

O confronto entre os jovens na entrada do Campus Universitário, inclusive, já havia sido marcado anteriormente, através da internet. Integrantes de torcidas organizadas rivais – a Garra, antiga Gang Alvinegra, do ABC, e a Dragão, conhecida antes como Máfia Vermelha, do América – já haviam trocado ameaças pelo site de relacionamento Orkut. “Recebemos essa informação e fomos atrás dos jovens. Quando chegamos ao bairro de Potilândia, a confusão estava formada. Eles atiravam pedras uns nos outros”, contou um dos policiais militares do 5º BPM – nome preservado.

Detidos, os 31 jovens – 24 deles, menores de 18 anos – foram encaminhados para a DEA, onde negaram ter se envolvido em algum tipo de confusão na saída do ginásio Machadinho, onde acompanharam a abertura dos Jerns. “Estávamos indo para casa”, justificou um deles. “Eles vão ser fichados e vão responder a processo por ato infracional correspondente a ‘rixa’. Não vamos liberar nenhum deles. Queremos, também, entrar em contato com os responsáveis para falar sobre esse problema que levou a apreensão”, afirmou o delegado titular de Delegacia Especializada, Júlio Costa.

Os sete maiores de 18 anos presos na confusão foram: Talison Fernando Costa Silva, 18, Pedro Roberto de Brito Filho, 19, Wendel Renes Teixeira da Silva, 19, Maxwell de Oliveira Teixeira, 18, Almir Cândido do Nascimento, 18, Rafael Max Silva Batista, 19, e Kleiber Lopes Gomes, 19. “Eles devem ser encaminhados para a delegacia do bairro onde também responderão a processos”, afirmou Costa. Com o grupo, não foram encontradas drogas, nem armas. “Eles estavam jogando pedras uns nos outros”, apontou um dos policiais que efetuou a apreensão.

Apesar da confusão ocorrida próximo à entrada do Campus Universitário, o comandante da Companhia Independente de Prevenção ao Uso das Drogas (Cipred), major Arthur Emílio, avaliou como positiva a ação policial para garantir a segurança dos alunos na abertura dos Jerns 2010. “Colocamos 50 policiais dentro do ginásio e 50 do lado de fora. Isso foi suficiente. Só a presença da PM já intimida os jovens, tanto que não encontramos ninguém com drogas ilícitas, nem com cigarro ou bebidas alcoólicas”, afirmou o major. (Ciro Marques)

Com informações do Nominuto.com
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=