sexta-feira, 14 de maio de 2010

Vítimas reconhecem acusado de vários estupros na Grande Natal

Damião de Ladislau
Estuprador de Extremoz

A polícia confirmou nesta quinta-feira (13), através do reconhecimento feito por três vítimas de estupro, que o ex-detento Francisco Damião de Souza, o “Damião de Ladislau”, 33 anos, é o autor de uma série de assaltos e estupros ocorridos nas imediações da área de mata dos conjuntos São Miguel do Arcanjo e Riviera, em Extremoz. O acusado, que cumpriu pena por estupro contra uma adolescente, foi preso pela PM armado com um revólver e portando um fio de náilon – o mesmo usado para amarrar as vítimas - quando estava prestes a cometer mais um crime na noite da terça-feira (11). Acusado também fio reconhecido por duas vítimas de assalto.

O comandante do pelotão de Extremoz, tenente PM Rodrigo Couceiro, explicou que há mais de uma semana os policiais do Grupo Tático Operacional (GTO) intensificaram o patrulhamento no matagal onde ocorreram três estupros este ano. A área é escura, cercada de vegetação densa, e cortada por uma estrada de terra que liga a sede do município aos conjuntos São Miguel do Arcanjo e Riviera.

Às 19 horas do dia 11, os policiais infiltrados no mato localizaram um homem escondido em meio aos arbustos. Os PMs perceberam que o suspeito se movimentava sempre que alguém passava pela estrada carroçável, como se estivesse a espera de uma vítima. Exatamente às 23h10, quando um casal caminhava pela estrada, o suspeito deixou o mato.

Os policiais o seguiram e se identificaram, ordenando a rendição para uma abordagem. “Damião de Ladislau” correu. Um dos policiais entrou em luta corporal e, na tentativa de dominá-lo, acabou alvejado de raspão no braço direito. Os outros PMs reagiram à bala e feriram o acusado com dois tiros. PM e o acusado foram levados ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho. “Damião de Ladislau” foi operado e não corre risco de morte. O PM foi medicado e já voltou ao trabalho.

Em poder de “Damião de Ladislau” foram apreendidos um revólver calibre 38 com três munições intactas e duas deflagradas, um fio de náilon e um boné preto. O detalhe que chama a atenção é que o acusado usava duas camisas, sendo uma vermelha por baixo e uma cinza de mangas cumpridas por cima. Os assaltantes costumam trocar de camisa após o crime para dificultar a ação da polícia. No matagal, foram localizadas duas máscaras feitas de papelão.

Ao chegar à casa do suspeito, em Extremoz, os policiais escutaram o barulho contínuo de descarga no banheiro. Ao adentrarem no imóvel, eles apreenderam três capacetes uma vez que o acusado não possui moto. Na mesma diligência, os policiais retiraram a tampa da fossa e lá encontraram dois documentos picotados de duas motos, além de dois cartões quebrados com auxilio de um objeto cortante.

Na manhã do dia 12, uma vítima de assalto ocorrido em fevereiro, na mesma estrada onde ocorreram os estupros, procurou o Pelotão de Extremoz. O rapaz confirmou que um dos capacetes – Amarelo -, e os dois pedaços de cartões apreendidos na fossa eram dele. “O cartão tá até com uma parte do meu nome”, disse. O assalto resultou na perda da moto, do capacete e de R$ 300,00. A polícia localizou também outra vítima que teve a moto tomada de assalto.

Diante dos indícios em torno da prisão de “Damião de Ladislau” e pelo fato do suspeito ter sido condenado em 2001 pelo estupro de uma adolescente em Pendências, o delegado geral da Polícia Civil, Elias Nobre, determinou que a delegada da Especializada em Atendimento a Mulher (DEAM), Antônia Deusa, investigasse o caso. Na noite do dia 12 e na manhã do dia 13, a delegada submeteu o acusado a reconhecimento. “Três vítimas não tiveram dúvidas. Uma a uma elas reconheceram o estuprador em meio a sete outras pessoas postas também como suspeitas”, disse a delegada. A polícia investiga a possibilidade de o acusado ter feito outras vítimas.

Em entrevista coletiva de imprensa sobre o caso, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Cristóvam Praxedes, destacou a seriedade com que os órgãos de segurança pública vêm trabalhando para diminuir os índices de criminalidade na Capital e no interior do Estado. Disse ainda das operações que estão sendo efetuadas e que “a polícia vem fazendo um trabalho contínuo e árduo para diminuir a criminalidade”. O delegado Elias Nobre elogiou o trabalho da PM, que teve à frente o tenente Rodrigo Couceiro e disse que: “a Polícia Civil está trabalhando para provar a culpabilidade do acusado pelos crimes de estupros acontecidos na localidade de Extremoz, bem como de outros crimes”.

“Damião de Ladislau” cumpriu três anos e dois meses de prisão em Macau e na Penitenciária de Alcaçuz. O estuprador agia sempre da mesma maneira: abordava as vítimas à noite, em local ermo, fugia por um matagal, portava um revólver e usava fios para amarrar as vítimas. Qualquer informação sobre o caso deve ser encaminhada a DEAM, na Rua Frei Miguelinho, número 109, Ribeira. A delegacia atende no telefone 3232-2526.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações da Degepol
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=