sábado, 20 de fevereiro de 2010

PM MG equipa seus policiais com a compra de dois CAVEIRÕES.

Enquanto PMs do Rio Grande do Norte lutam por melhores condições de trabalho, como pelo menos uma pistola .40 para tirar o serviço, o que ainda é dificiu em algunas CIAs do estado que ainda oferecem revolvers 38 para seus PMs, como também por viaturas melhores para cada tipo de terreno, a PM mineira gastou R$ 1.400.000,00 na compra de dois veículos totalmente blindados e equipados para todo tipo de disturbio que ocorra na cidade, dois Caveirões como são chamados pelo BOPE do RJ, novos e melhores já estão nas ruas de Minas Gerais.

Vejam a matéria completa.

Por: Rafael Rocha

A Polícia Militar apresentou ontem duas viaturas blindadas adquiridas por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Os veículos assemelham-se aos utilizados nos morros cariocas no combate do tráfico de drogas - os chamados "caveirões" -, mas foram projetados especialmente para a polícia mineira, e sua utilização acontecerá apenas em casos específicos em que haja rebelião, reféns ou dificuldade de aproximação.

"Iremos utilizar em última ocasião", informou o tenente Sandro Teatini, comandante do Policiamento Especializado da Polícia Militar. Ele reforça que as viaturas irão resgatar policiais e pessoas feridas em locais de difícil acesso. "São veículos de socorro", completou o militar.

Somadas, as viaturas custaram R$ 1,4 milhão. Elas já estão prontas para uso e vão ficar sob responsabilidade do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE) e do Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate) em Belo Horizonte - os policiais que a utilizarão receberam treinamento especial.

"O Gate irá usar em situações de combate, em local de conflito, para transportar policiais e resgatar feridos. O Batalhão de Eventos, em situações de aglomeração", afirmou o tenente-coronel Marcelo Vladimir.

De acordo com o militar, as viaturas especiais também podem atuar em ações de reintegração de posse, repressão a rebeliões, remoção de barricadas, desobstrução de vias públicas, situações de atentados e ataques terroristas.

Especialista critica alto gasto com carro para "uso esporádico"
Um gasto muito alto para um equipamento com pouca utilidade. É essa a visão do coordenador do Centro de Estudos em Segurança Pública da PUC Minas, Luiz Flávio Sapori, diante da nova aquisição da polícia mineira.
Sapori não vê com bons olhos a compra das viaturas especiais porque acredita que o Grupo Especializado em Patrulhamento de Áreas de Risco (Gepar) da polícia já tem conhecimento suficiente para lidar com situações típicas de aglomeração.
"Apenas irá comprometer ainda mais a imagem da instituição e de forma necessária, a despeito das justificativas apresentadas. Nada que se assemelha ao caveirão do Rio diminui a criminalidade, ao contrário, seria um retrocesso na segurança pública", afirmou.
O outro lado. Já o comandante do Gate, tenente-coronel Marcelo Vladimir, afirmou que o equipamento vai potencializar as ações da polícia. "É uma demanda para o futuro", argumentou. (RR)

Ficha técnica
- Blindagem especial nível 4 - são resistentes a tiro de metralhadora antiaérea calibre ponto 30 e a explosivos
- Tração nas quatro rodas
- Lançam gás lacrimogêneo
- Equipado com canhão de água
- Movidos a diesel
- Ar-condicionado
- Capacidade interna para 14 pessoas
- Velocidade máxima de 100 km/h
- Equipado com para-choque de impulsão - uma espécie de pá na frente do veículo usada para dispersar multidões

Curiosidade
Nome. Caveirão é o apelido do carro blindado usado pelo batalhão de operações especiais carioca. O nome tem origem na caveira, símbolo do Bope, pintada na lateral do veículo.

Fonte: O Tempo
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=