terça-feira, 13 de agosto de 2013

Suspeito de participação em grupo de extermínio se entrega à PF (Veja detalhes das execuções)

Armas utilizadas pelo grupo segundo a PF
Um soldado da Polícia Militar, suspeito de participação em grupo de extermínio investigado pela Operação Hecatombe, entregou-se hoje (13) à Polícia Federal. Acompanhado do advogado Marcus Alânio, o policial reformado negou participação nos crimes investigados.

De acordo com as investigações, ele é o último policial que estaria envolvido no grupo de extermínio e é apontado por testemunhas como um dos líderes do bando suspeito por pelo menos 22 homicídios e quatro tentativas de homicídio.

O soldado ficará custodiado no quartel Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), na Zona Norte de Natal.


Sanções

De acordo com o secretário de Segurança, Aldair da Rocha, todos os policiais suspeitos de envolvimento no grupo de extermínio responderão a processos administrativos, além dos criminais, e poderão ser expulsos da corporação. Os que estão na reserva, como é o caso do PM que se entregou hoje, responderão na Justiça comum e também poderão perder os benefícios.

Aldair da Rocha também adiantou que os homicídios atribuídos à suposta facção criminosa serão reunidos e encaminhados à Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom).

--- Local onde os crimes eram planejados ---

A maioria dos crimes era sempre planejada em reuniões no bar Kaxambu, na estrada de Jenipabu, e submetida à aprovação dos líderes da organização — dois sócios-arrendatários do bar e dois policiais militares. As reuniões funcionavam como um “tribunal”, onde os acusados definiam as vítimas e a forma como seriam executadas ou extorquidas.

Os líderes, segundo os relatos das testemunhas, também participavam ativamente das execuções. Especialmente os dois militares. Mas um dos sócios do bar era, na maioria dos casos, procurado pelos demais para aprovar ou não a operação. Uma parte do bando detinha a função de obter, guardar e fornecer armas de fogo; outra tratava de obter a rotina das vítimas. Havia ainda aqueles que forneciam veículos para as ações.

Os executores dos assassinatos eram quase sempre os mesmos, escolhidos pelos líderes quando esses não participavam pessoalmente dos homicídios. Policiais militares lotados em diferentes batalhões da PM-RN eram encarregados de guardar armas e repassar informações privilegiadas ao bando.

A hierarquia e cumplicidade dos acusados não impedia, segundo consta nos autos, que integrantes da quadrilha também fossem executados como queima de arquivo ou por meros desentendimentos entre eles.

--- Os crimes atribuídos ao grupo ---

Arthur César Soares de Araújo
22 anos, o “Bauru” 14/01/13 
»Morto com tiros de escopeta no rosto e de pistola 380 e .40 na cabeça e nas costas, na noite do dia 14 de janeiro passado. O homicídio ocorreu nas Rocas.

George Matheus Santos de Lima
 de 17 anos - 03/01/13 
»Ele estava em uma praça no conjunto Gramoré, na zona Norte de Natal, quando dois homens em uma motocicleta o abordaram e começaram a atirar.

Erivan Cardoso
30 anos - 02/02/13 
»Assassinado dentro da casa onde morava. Ele dormia, quando três homens arrombaram o imóvel no assentamento rural Marco Aurélio, em Ceará-Mirim, e começaram a atirar.

Sd Daniel Galdino da Silva 
29/10/12 
»O soldado da PM atingido por disparos de arma de fogo, mas sobreviveu aos disparos. Ele ficou com sequelas. À época, policiais que atenderam a ocorrência disseram que ele foi alvejado após um assalto a um mercadinho no loteamento Brasil Novo, no Pajuçara.

Wendel Trindade Silvestre
17 anos, o “Tchuk” - 08/09/11 
»Executado com tiros de espingarda calibre 12 no Gramorezinho, zona Norte de Natal.

Wesley Trindade Silvestre
15 anos – 08/09/11 
»Executado com tiros de espingarda calibre 12 no Gramorezinho, zona Norte de Natal.

Davi Paulo da Silva
26 anos, o Babalú, 08/09/11 
»Executado com tiros de espingarda calibre 12 no Gramorezinho, zona Norte de Natal.

Carlos Fernandes Campos,
08/09/11 
»Executado com tiros de espingarda calibre 12 no Gramorezinho, zona Norte de Natal.

Josey Walles Trajano da Silva
26 anos – 22/10/12 
»O crime ocorreu dentro de uma sucata no loteamento Nova República, zona Norte de Natal. As vítimas morreram na hora após terem sido alvejados por dois homens que chegaram num automóvel Pálio, de cor prata, e teriam recebido o apoio de mais dois homens numa motocicleta.

Jamerson Wallace Trajano da Silva
27 anos – 22/10/12 
»Jamerson é irmão de Josey e teria sofrido atentado junto com ele, no Nova República. Na época, os jornais noticiaram que Jamerson morreu nesta ocasião, mas não há registro disso no Itep.

Francenildo da Silva,
22/10/12 
»Estava com os irmãos Trajano no momento do atentado no Nova República e os jornais noticiaram, à época, que ele havia morrido. No entanto, não há registro disso no Itep.

Gilson Raimundo Bezerra
47 anos – 27/04/12 
»Trabalhava no descarregamento de telhas de um caminhão numa casa na estrada de Jenipabu, quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta. Morto com disparos de espingarda 12 e pistola 380.

Djanilson Bezerra
45 anos - 27/04/12 
»Trabalhava no descarregamento de telhas de um caminhão numa casa na estrada de Jenipabu, quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta. Morto com disparos de espingarda 12 e pistola 380.

Francisco Canindé da Silva Filho
o “Canindé de Suzana” - 27/04/12 
»Trabalhava no descarregamento de telhas de um caminhão numa casa na estrada de Jenipabu, quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta. Morto com disparos de espingarda 12 e pistola 380.

Messias Lisboa de Pádua
52 anos - 05/05/12 
»O cozinheiro Messias Lisboa foi morto a tiros por volta das 21h30 do dia 5 de maio do ano passado. O crime aconteceu na estrada de Jenipabu.

Michel Silva de Pádua
24 anos – 05/05/12 
»Filho de Messias Lisboa, foi morto junto com o pai. O irmão dele, uma criança que à época tinha 11 anos, escapou dos tiros e correu para a casa de um vizinho.

Sd Cláudio Sena da Silva
43 anos – 06/01/13 
»O policial foi morto na porta de casa, no Pajuçara, quando saía para o trabalho. Ele foi abordado por dois homens em uma moto, que acertaram um tiro em seu peito e vários outros no rosto.

Cb José Elias Batista de Mendonça,
12/11/12 
»O corpo do policial aposentado foi encontrado carbonizado no dia 14 de novembro, numa localidade nas proximidades da estrada de Jenipabu.

Carlos Augusto da Costa
o “Dudu”, 52 anos – 31/07/12 
»O corpo de “Dudu” foi encontrado dentro de um carro numa estrada da localidade de Guajiru, em São Gonçalo do Amarante.

Gutemberg do Nascimento
o “Berg”, 36 anos – 31/07/12 
»O corpo de “Berg” foi encontrado dentro de um carro numa estrada da localidade de Guajiru, em São Gonçalo do Amarante.

Rodrigo de Souza Melo,
13/03/13 

»Sofreu tentativa de homicídio junto com a companheira no Pajuçara, nas proximidades do restaurante Kaxambu.


Edileuza Graciano Nogueira,  
13/03/13 
»Sofreu tentativa de homicídio junto com Rodrigo de Souza no Pajuçara, nas proximidades do restaurante Kaxambu.

João Luiz de Carvalho
51 anos - 21/01/13 
»João Luiz foi morto por disparos de arma de fogo no sítio Campinas, em Extremoz, na Grande Natal.

Rodrigo David de Oliveira da Silva,  
31/08/12 
»Consta nos autos que ele foi assassinado, mas a TN não confirmou a morte nem em reportagens nem nos registros do Itep.

Jefferson Macedo de Lima
27 anos – 24/09/12 
»Morto a tiros e encontrado numa estrada carroçável no loteamento Flora, em Extremoz, na Grande Natal.

Francisco Canindé Marreiro Júnior
de 22 anos – 02/09/12 
»Um homem a pé efetuou disparos e fugiu com a mochila da vítima, que faleceu em um ponto de ônibus, no Pajuçara.

Tribuna do Norte
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=