domingo, 15 de maio de 2011

HÁ 84 ANOS O CABO PASTEL, SAÍA DE NATAL PARA COMBATER O BANDO DE LAMPIÃO EM MOSSORÓ

 Rara fotografia do Sargento Pastel, autor da morte do cangaceiro Colchete
 Boletim Regimental que promoveu o cabo Leonel da Silva Pastel
 Histórica foto tirada em Limoiro do Norte-CE, após o ataque a Mossoró. O Cangaceiro Mormaço aparece com a corneta muito provavelmente pertencente ao Corneteiro Sales da PMRN. 

No dia 11 de maio de 1927, seguiu em diligências para o interior do Estado, um contingente de 16 policiais militares, com o objetivo de reforçar o policiamento do interior contra o bando de Lampião.


Entre esses homens estava o Cabo Leonel da Silva Pastel, figura pouco conhecida na história do cangaço e cuja única fotografia foi descoberta tem pouco tempo junto aos arquivos da PMRN em Natal, pelo Coronel Ângelo, historiador da PMRN.

Conforme foi publicado no Boletim Oficial da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o Cabo Pastel teria sido o responsável pela morte do cangaceiro Colchete e também teria participado da prisão de Jararaca, após esse ser ferido no peito quando tentava ajudar Colchete.

Pela bravura, o Cabo Pastel foi promovido ao Posto de Sargento, dois dias após a invasão de Lampião à Mossoró, tudo isso registrado no Boletim Regimental da PMRN, nº 166, datado de 15 de junho de 1927.

Também estava entre os 16 policiais militares que seguiram para o interior o corneteiro Francisco Ferreira Sales, cuja corneta foi perdida durante um confronto contra o bando de Lampião, registrado no dia 10 de junho de 1927, na então Vila de Vitória, atual cidade de Marcelino Vieira, evento que ficou historicamente conhecido como “O Grande Fogo da Caiçara”.

Vitoriosos do embate, os cangaceiros de Lampião incendiaram todos os carros deixados pela polícia. Em um dos veículos os cangaceiros encontraram uma corneta pertencente ao Corneteiro Francisco Ferreira Sales. Muito provavelmente, esse é a mesma corneta que aparece sendo empunhada pelo cangaceiro de apelido Mormaço e que pode ser vista na histórica foto que o bando tirou em Limoeiro do Norte/CE, alguns dias depois de terem sido rechaçados de Mossoró.

Por TOXINA, com informações do Livro Cronologia da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, do Cel PM Angelo Mário de Azevedo Dantas.

Para saber mais, leia no TOXINA:

Fonte: Toxina
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=