sexta-feira, 22 de abril de 2011

Zona Norte vai ganhar polícia comunitária

A partir do próximo dia 2 de maio, a zona Norte de Natal receberá o projeto piloto da “Ronda Cidadã”. O reforço na estrutura e uma nova filosofia de trabalho faz o subcomandante da região, major Kennedy Nunes, ser otimista: “A estrutura está sendo revigorada e, com a nova forma de realizar a ronda, acredito que seja possível até mesmo zerar as ocorrências de crimes mais graves na região”. O projeto foi idealizado a partir do que é feito na cidade de Fortaleza (CE).

fotos: adriano abreuEm Nossa Sra. da Apresentação, onde será implantado projeto piloto, Clemilson instalou grades para dificultar ação dos bandidosEm Nossa Sra. da Apresentação, onde será implantado projeto piloto, Clemilson instalou grades para dificultar ação dos bandidos
Na primeira fase, serão escolhidos os policiais; depois, haverá a capacitação e, em seguida, a implantação efetiva. O primeiro bairro de Natal a ser beneficiado será o de Nossa Senhora da Apresentação, onde serão instaladas bases em Jardim Progresso, Planície das Mangueiras e Parque dos Coqueiros. Cada base contará com seis policiais militares, uma viatura e duas motocicletas.

A principal meta da Ronda Cidadã é agir preventivamente, dentro da filosofia da Polícia Comunitária. Segundo o major Kennedy o subcomandante do 4º Batalhão da PM – responsável pelo patrulhamento da zona Norte -, ainda há perspectiva de crescimento. “A ideia é também reunir a Guarda Municipal e a Polícia Civil em uma base integrada de segurança na comunidade”, afirmou.

planejamentos

Ele esclareceu que também entrará em vigor o Grupo de Patrulhamento Inteligente (GPI) e explicou a iniciativa: “Uma van sairá pelas comunidades com 10 policiais – um sargento e nove praças.  Eles percorrerão as ruas a pé e conversarão com os moradores para entenderem a demanda do local e a partir daí fazer planejamentos”.

Enquanto isso, comerciantes tentam se proteger da criminalidade. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE percorreu as ruas de Nossa Senhora da Apresentação, bairro que receberá o projeto piloto do “Ronda Cidadã”, na manhã de ontem. O maior bairro da cidade, em extensão territorial, também tem o mais alto índice de criminalidade, expressa em diversas modalidades, como homicídios e assaltos.

Os comerciantes da região tentam se proteger da maneira que podem dos recorrentes casos de violência e furtos nas comunidades. O conjunto Vale Dourado transformou-se no “Vale da Morte”, na pichação de um portão metálico em um dos estabelecimentos da região.

Foi em frente a esse portão que o jovem Paolo Iasly Leandro da Silva Capistrano, de 16 anos, foi assassinado a tiros no dia 7 de janeiro deste ano. Dois homens, que o abordaram em uma moto preta e efetuaram os disparos, não foram capturados ou identificados. Paolo deixou a noiva, de 17 anos, grávida de seis meses, à época.

Na avenida Boa Sorte, em frente ao local do homicídio do jovem, está a loja de variedades de Alberto Targino. O comerciante instalou um circuito de câmeras de segurança no início do ano e espera intimidar os criminosos. “Vou botar também uma televisão ali, para quando o pessoal entrar ter logo o impacto que está sendo filmado”, contou.

O sistema custou R$ 2 mil e veio para tentar impedir que roubos se repitam no local. Na mesma avenida, mas já no loteamento Jardim Progresso, o comerciante José Clemilson também tenta se proteger. Seu estabelecimento é cercado de grades, que não abrem para a entrada do consumidor nem na hora do compra.

“Pretendo aumentar o comércio. Mas as grades não vão sair daqui. Vagabundo anda solto e a gente tem que estar ‘atrás das grades’”, disse José, enquanto esclarecia que nunca havia sido assaltado, mas os dois estabelecimentos vizinhos à sua loja foram alvo de bandidos.
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=