quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

"Caveirão do Ar" esta liberado pela ANAC para operações no RJ

Helicóptero blindado tem pintura e equipamentos especiais
Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou às 17h desta sexta-feira que o novo helicóptero blindado adquirido pela Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, apelidado de "Caveirão do Ar", seja autorizado para voar em operações da Polícia Militar (PM). A apresentação aconteceu pela manhã, no Grupamento Aéreo e Marítimo da PM em Niterói. O modelo Huey, da empresa americana Bell, é parecido com o utilizado atualmente pela Polícia Civil, mas sofreu algumas alterações a pedido da PM.

A aeronave custou R$ 6,9 milhões, tem capacidade para 15 pessoas, irá apoiar ações do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e também poderá atuar em resgates, como os que a PM realizou no mês passado na região serrana. Ela conta com um guincho e um gancho para transporte de tropa e materiais, além de equipamentos para operações noturnas.

O aparelho foi pintado em uma tonalidade à primeira vista esverdeada, mas que se altera de acordo com o ângulo de visão. A cor é uma espécie de camuflagem. A modificação foi solicitada para evitar que a aeronave vire alvo de ataques, como o que derrubou o modelo Esquilo da PM, no morro dos Macacos, em Vila Isabel, em outubro de 2009.

Quatro pilotos do Grupamento Aéreo e Marítimo receberam treinamento especial na fábrica, nos Estados Unidos, para comandar a máquina.

Com informações de O Dia Online.
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=