quinta-feira, 25 de novembro de 2010

TUDO QUE ACONTECEU NA REBELIÃO DA PENITENCIÁRIA DE PARNAMIRIM (Vídeos e Fotos)

Material aprendido na revista de segunda feira
Como todos devem saber, nessa terça feira, 23 de novembro de 2010, houve uma briga entre duas alas de um pavilhão da penitenciária de parnamirim, onde foram feridos vários apenados, sendo que 12 deles precisou ser conduzido aos principais hospitais da região metropolitana devido a gravidade de seus ferimentos.

Como começou:

Na segunda feira (22), houve uma revista nas celas do Pavilhão 1 daquela unidade, onde foi levado para a quadra do pavilhão todos os apenados que vivem na parte de baixo desse pavilhão que não poderiam ser misturados com os presos que moram no primeiro andar, que é conhecido como “SEGURO” onde vivem os presos que correm risco de morte dentro daquela unidade prisional. São eles: Presos com inimigos em todos pavilhões, estupradores, entre outros.
Policiais Militares da Escolta se preparando para dar apoio

Comandante do GOE atento
Nessa revista que foi realizada pelos agentes penitrenciários com apoio na segurança do GOE (Grupo de Operações Especiais) da SEJUC e do GETAP (Grupo de Escolta Tática Prisional) formado por PMs da CIPGD (Cia. Independente de Policiamento de Guarda). Foi feita na parte de baixo, depois esses presos foram levados as celas e em seguida desceram os presos do “SEGURO” para que também fossem revistados suas celas.

O problema é que os presos de baixo esconderam objetos ilícitos como: Celulares, Chips, drogas e armas artesanais dentro do rancho, local que não foi revistado nesse dia. Após os presos de baixo saírem e os do “SEGURO” chegarem, houve um roubo desse material, como acusa os presos de baixo.

A Rebelião:

Sangue dos apenados feridos
No dia seguinte os presos de baixo pediram o material roubado pelos demais apenados que negaram a maioria dos roubos e devolveram apenas 02 chips e 01 celulares. Os presos de baixo não acreditando na versão deles começaram a ameaçar de invadir aquela Ala para pegar todos aqueles que os roubaram. Os presos do “SEGURO” não acreditando naquela ameaça, nada mais devolveram a eles.

VTR do GETAP pronta
Por volta das 07h, os presos então resolveram cumprir com suas ameaças, quebrando três cadeados que separavam as Alas de baixo do 1º Andar e invadiram pegando os bandidos conhecidos por roubos entre eles, além dos inimigos que ali estavam presos.

Utilizando-se de estiletes, barras de ferro entre outras armas, os presos começaram um tumulto geral no Pavilhão 1, onde como todos sabem saíram 12 pessoas férias em estado mais graves para os hospitais da região metropolitana da cidade como: Cloves Sarinho, Hospital do Coração, Déo Clécio Marques e UPA de Parnamirim.

Dezenas de ambulâncias foram ao local
Várias viaturas da SAMU foram ao local para presta os devidos socorros. Em cada SAMU foi levado um apenado e um Agente Penitenciário para fazer a segurança desses apenados, além da escolta da Polícia Militar.

Os Feridos:

  1. Kleber Henrique Barbosa Gonzaga
  2. Manoel Walterly A. Guimarães
  3. Paulo Sergio da Silva Borges (Sergio Tourão)
  4. Reinaldo da Silva Xavier (Quinho)
  5. Clodoaldo Farias da Silva
  6. Carlos L. Aciole Crispim
  7. Janilton Xavier de Carvalho (Chupa Cú)
  8. Gildeon Henrique de Oliveira
  9. Jean Alves de Lima
  10. Fernando Diego Barbosa da Silva
  11. João Maria da Silva (Cú de Grude)
  12. Rosembergue Ramos da Silva

Dessa relação, dez já tiveram alta dos hospitais, continuando internados Gildeon Henrique de Oliveira (foto ao lado) que esta se recuperando bem.

Cú de Grude sendo atendido no PEP
Já o João Maria da Silva, vulgo “Cú de Grude” que encontrava-se em estado grave no Hospital Walfredo Gurgel, não resistiu aos ferimentos chegando a óbito na tarde dessa quarta feira (24) no referido hospital.

A rebelião foi controlada com a chegada do GOE, do GETAP e dos PMs da Guarda que entraram e colocaram todos os apenados de “baixo” na quadra. Em seguida PMs do Batalhão do Policiamento de Choque chegou para assumir e também desceram os presos do “SEGURO”, colocando-os no rancho e ficando com todos os presos dominados.

Lideres da Rebelião:

Presos controlados dentro do rancho aguardando para voltarem as celas
Depois do fim da rebelião, o delegado da 1ª DP de Parnamirim, Dr. Marcelo, veio a Penitenciária para ouvir as vitimas que já haviam recebido alta dos hospitais e autuar em flagrante os principais responsáveis por toda essa baderna.

Segundo o diretor da penitenciária, o Agente Penitenciário José Jonailson, os onze presos apontados como os cabeças da rebelião serão transferidos ainda hoje para a penitenciária de Alcaçuz, onde deverão ficar custodiados até segunda ordem.

PREVISÃO:


Ontem durante toda rebelião, os presos do Pavilhão 2 que tudo ouviam, nada disseram como sempre fazem com gritos de revolta e incitação a baderna o que deixa quem sempre trabalhou em penitenciária em estado de atenção. “Eles estão pianinhos, para ninguém olhar pra eles e não fazerem revista lá, pois devem está planejando algo grande para esse fim de ano.” Disse um PM que à quase 11 anos trabalha e tem toda experiência no sistema prisional, se referindo a uma tentativa de fuga ou uma grande rebelião por parte desses apenados.

A direção do PEP e demais autoridades deve ficar atento a essa informação e se preparar de alguma forma para uma possivel tentativa de fuga em massa, até mesmo com possibilidade de pegar alguém como refém nesse fim de ano. Sempre é tenço os fins de ano em estabelecimentos prisionais por se tratar de uma época em que todos querem fugir para passar as festas de fim de ano com suas familias.

Tranferência:

Procedimento de revista do GOE
Agentes do PEP e GOE fazem revista dos apenados que serão transferidos
PMs do GTO e GETAP apoiando revista

Escolta pronta para sair para Alcaçuz
Agente do GOE conferindo cadeados para iniciar a escolta
 A noite como ja havia sido informado, onze presos apontados como principais envolvidos na rebelião que terminou com dezenas de presos feridos e até agora um morto, foram tranferidos para a penitenciária de Alcaçuz com escolta do GETAP e apoio do GOE, onde deveram ficar custodiados até segunda ordem.

Tranferidos chegam a Alcaçuz
Comandante do GOE retirando as algemas dos apenaos em ALcaçuz

G O E

Matéria e fotos: Guerreiros do RN
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=