sábado, 27 de novembro de 2010

RIO - Polícia encontra 132 bananas de dinamite na Vila Cruzeiro

Polícia apreende 132 bananas de dinamite - Foto: Gustavo Stephan - O Globo

RIO - A Polícia Civil encontrou na tarde de sábado 132 bananas de dinamite na Vila Cruzeiro, em Olaria. Há informações de que o material poderia ser usado em ataques contra ônibus ou carros no Rio. 

Na madrugada de quinta-feira, outras seis bananas de dinamite, enroladas em fios e com um relógio, foram encontradas dentro de uma lixeira em Madureira. Segundo o Setor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública elas foram fabricadas pela Dinacon Indústria e Comércio, na cidade de Estrela, no Rio Grande do Sul. Um dos gerentes da empresa confirmou que o artefato pertence à sua fábrica, mas que provavelmente foi desviada ou roubada de algum cliente. 

No início da semana, o secretário de Segurança José Mariano Beltrame negou que a polícia carioca estivesse procurando um caminhão roubado no último dia 10, com cerca de 600 quilos de dinamite, que seriam usados em atentados contra monumentos e autoridades do Rio. Apesar disso, diferentes fontes de sua pasta confirmaram a existência de uma investigação..

As seis bananas de dinamite da Dinacon foram encontradas por volta das 5h30m por garis da Comlurb. De acordo com o Esquadrão Antibombas, se aquele material contasse com mecanismos de funcionamento (espoletas corretas com reforço), poderia destruir o que estivesse a cerca de dez a 15 metros de diâmetro.
- Existem muitos desvios de dinamite de pedreiras e das empresas fabricantes - revelou um policial do Esquadrão Antibombas que recolheu os artefatos. - Os criminosos que colocaram a dinamite naquele local não souberam fazer o mecanismo de detonação. Como estava dentro de uma lata de lixo, os estilhaços poderiam ferir pessoas a cerca de 15 metros. 

Segundo ele, a numeração das bananas de dinamite será analisada pelo setor de Inteligência da Secretaria de Segurança, que pretende identificar o lote para chegar à empresa que teve o material desviado. O órgão, de acordo com o policial, já investiga de dois a três casos de desvios de dinamite de empresas e pedreiras. 

No dia 2 de setembro, cinco criminosos levaram, na Rodovia Fernão Dias, em São Paulo, um caminhão com 2.350 kg de explosivos - entre dinamite, espoletas e cordéis detonantes -, que seriam usados para destruir duas pedreiras. Oito dias depois do roubo, a Polícia Civil de São Paulo recuperou no Jaçanã, na Zona Norte da capital paulista, cerca de 1,5 tonelada de explosivos. Os policiais seguiram um furgão suspeito, onde a carga estava sendo armazenada. O motorista parou o veículo, mas fugiu correndo. As polícias paulista e carioca investigam também o roubo de uma carga de explosivo no dia 10 numa pedreira em Jundiaí, a 65 km da capital paulista. Outro caso ocorreu naquela madrugada, quando cinco bandidos fortemente armados invadiram uma pedreira em Gravataí (RS), renderam um vigia e levaram 300 quilos de dinamite. 

Fonte: O Globo
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=