quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Novo complxo prisional de Alcaçuz começa a receber novas celas pré-moldadas

O complexo prisional que está sendo erguido dentro do presídio estadual de Alcaçuz começou a receber as celas pré-moldados. Doze caminhões chegaram à unidade nesta semana e a expectativa é que o pavilhão esteja pronto no dia 1º de dezembro. No total, 52 serão instaladas.

O novo complexo pretende abrigar 400 presos provisórios, o que deve suprir o déficit de presídios provisórios no estado. O modelo de construção usado em Alcaçuz é o mesmo desenvolvido em presídios dos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, a base de concreto é quatro vezes mais resistente que as outras celas construídas na penitenciária.

De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, até o final desta semana, duas das três alas da nova unidade estarão montadas. A obra foi iniciada há apenas 56 dias e avança em ritmo acelerado. Para isso, o investimento por parte do Governo do RN foi na ordem de R$ 11 milhões, com recursos próprios.

Cada uma das celas terá capacidade para oito presos. Das 52, duas será destinada ao sistema de prisão solitária. A Sejuc informa ainda que os monoblocos das celas pré-moldadas, com fabricação no Rio Grande do Sul, são transportados por grandes carretas para o complexo de Alcaçuz.


Foto: Demis Roussos

Após a montagem, as celas recebem o complemento com vaso sanitário reforçado em fibra de polipropileno e bacia de inox embutida. Elas também contam com quatro beliches e oito prateleiras, balcão para pia e divisórias. As instalações elétricas e hidráulicas das celas são embutidas e controladas de fora para dentro pelos agentes penitenciários.

Já o teto de concreto tem duas camadas de 5,5 centímetros, e conta com passarelas. Isso permite que os agentes não mantenham contato cotidiano com os apenados, já que eles caminham nas passarelas metálicas que se localizam sobre o teto, distante dos presos. O concreto utilizado na obra conta também com fibra de polipropileno.

Fonte: Nominuto
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=