sábado, 3 de julho de 2010

Megatraficante gaúcho é preso no Paraguai

Erineu Domingo Soligo, conhecido como Pingo, era considerado o traficante mais procurado do país

A polícia paraguaia prendeu na manhã deste sábado o narcotraficante gaúcho Erineu Domingo Soligo, conhecido como "Pingo". O criminoso foi detido enquanto dormia em casa, na região de Pedro Juan Caballero. Ele é considerado pela polícia do Paraguai o traficante mais procurado do país e um dos chefes do crime organizado na fronteira com o Brasil.

Na fazenda onde foi preso, a polícia apreendeu armas, além de R$ 51 mil, US$ 10 mil e 12 mil euros. Ele estava acompanhado pela mulher e filhos.

Pingo tem contra si uma condenação de 15 anos na Justiça Federal de Passo Fundo e outra de 26 anos na Justiça Federal de Ponta Porã. As sentenças são por tráfico internacional de drogas. Ainda não se sabe se o criminoso será trazido para o Rio Grande do Sul.

De acordo com o superintendente da Polícia Federal no Estado, Ildo Gasparetto, o traficante é um dos últimos remanescentes da quadrilha de Nei Machado, sócio de Fernandinho Beira-Mar. Pingo é também um dos principais fornecedores de maconha e cocaína para o Rio Grande do Sul.

"Depois da prisão do Jura (Juraci Oliveira da Silva, chefe do tráfico no Campo da Tuca e que tinha ligações com o Paraguai), do Paulo Seco e agora a detenção Pingo, o tráfico de drogas na fronteira do Paraguai com o Brasil vai sofrer um grande baque", afirma.

Presidente comemora
Após a prisão do criminoso, o presidente paraguaio Fernando Lugo foi até a sede da Secretaria Nacional Antidrogas do país para conferir detalhes do caso. Vestindo uma camisa da seleção paraguaia, Lugo comemorou a ação policial:

"É um gol antecipado contra o tráfico de drogas e a favor do Estado", afirmou.

Perfil
Radicado em Aral Moreira (MS), Soligo ficou conhecido nacionalmente durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o Narcotráfico, em 1999. Ele teve a prisão preventiva decretada na época, com base em depoimentos de diversos traficantes sobre suas atividades na fronteira Brasil/Paraguai.

Em 2005, um avião carregado com 500 quilos de maconha e 30 de cocaína foi interceptado a tiros pela Polícia Federal em Santana do Livramento. Na ocasião, o piloto morreu. Segundo a polícia, o carregamento era de Pingo.

Fonte: Correio Brasiliense
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=