sexta-feira, 16 de julho de 2010

Monitoramento do corredor turístico reduz ocorrências em Natal

Quem costuma circular pelo corredor turístico de Natal, da praia de Ponta Negra até a Redinha, pode não perceber, mas 23 câmeras instaladas no alto de prédios e postes realizam o monitoramento de segurança na região. Há três anos o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) entrou em operação em Natal com o intuito de coibir delitos e agilizar a resolução das ocorrências. O objetivo tem sido alcançado.

A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), através do núcleo de análise e estatística, divulgou o último dado comparativo de abril a junho de 2010 com o mesmo período do ano passado. Na Av. Erivan França, foram registrados 95 atendimentos no ano passado contra 78 desde ano (-17,9%). Outro dado é que desde a implantação das câmeras 14 tentativas de suicídio foram frustradas.


Na Av. Presidente Café Filho (praia do Meio), 232 ocorrências foram identificadas em 2009 contra 199 em 2010 (-14,2%). Na Av. Engenheiro Roberto Freire, o número caiu de 327 para 277 (-15,3) e na Ponte Newton Navarro, o número reduziu de 74 para 66 (-10,8%). Porém, foi na Francisco Ivo, na Redinha, que o dados apresentaram a maior redução. As ocorrências caíram de 105 para 47, uma diminuição de 55,2%.

Por dia, o Ciosp registra 8.500 ligações de solicitação de serviço de Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Civil e Itep. O coordenador do Centro Integrado, Major Macedo, explicou que todas as chamadas direcionas para o 190, 193, 198, 197, 911 e 912 convergem para uma central de atendimento (call center) e depois são encaminhadas para a central de despacho.

“Vamos supor que aconteça um acidente e haja vazamento de combustível, vítima presa às ferragens, óbito. Nesse caso, é necessário apenas ligar para o Ciosp, que vai identificar e solicitar a presença dos órgãos responsáveis. No caso em questão, a PM seria acionada para isolar a área, a Polícia Civil para liberar o corpo, o ITEP para remover e o Corpo de Bombeiros para fazer a remoção da vítima presa. Aqui o sistema distribui isso rapidamente”, detalhou.


Ele informou que entre 2006 e 2010 o Governo do Estado investiu R$ 21 milhões em tecnologia e criação do Ciosp, na aquisição da central de Voz sobre IP (VOIP), que substituiu toda a comunicação analógica pela digital - único centro integrado do Brasil que adota a tecnologia, de acordo com o major.

“Nós adquirimos um master site que é um conjunto de aparelhos que controlam as comunicações, permite a gravação de todas as conversas de rádio e todas as chamadas originadas e recebidas. Também é possível rastrear, por GPS, as viaturas policiais. Ou seja, tudo é gravado 24h por dia. Além disso, nós temos o videomonitoramento e full hd (alta definição) para dar uma maior segurança no monitoramento”, explicou.

O coordenador de monitoramento do Ciosp, Jefferson Pereira, definiu que o funcionamento integrado permite que várias ações sejam realizadas simultaneamente, como por exemplo, a checagem da placa de um carro estacionada na área coberta pelas câmeras de monitoramento.


Para ele, o monitoramento por câmeras permite que as ocorrências sejam realizadas com maior rapidez, uma vez que o sistema de rastreamento por GPS indica qual a viatura mais próxima dos delitos. “A definição da câmera é muito grande e podemos observar o que as pessoas têm nas mãos. Isso é importante quando estamos combatendo o tráfico de drogas ou precisamos saber se pessoas estão portando arma”, disse.

O major Macedo lembrou que o monitoramento da área evita o deslocamento indevido de uma viatura na área. “Quando existe uma ligação indicando incêndio, é preciso deslocar um veículo do Corpo de Bombeiros, que custa quase R$ 1 milhão, além do estresse de montar uma equipe. As câmeras inviabilizam o trote porque temos como identificar se é verdade ou mentira. São os olhos eletrônicos de quem está monitorando”, falou.

Ampliação
De acordo com o major Macedo, na próxima segunda-feira (19), Mossoró deve dar os primeiros passos no sentido de ampliar o Ciosp. “Não poderíamos privar a cidade de uma solução que vem dando certo aqui em Natal. As reduções de ocorrências nas áreas vigiadas são enormes”, definiu.


Ainda segundo o coordenador do Centro, o sistema tem previsão de ampliação em Natal. Já existe um estudo feito para a implantação do sistema de monitoramento de câmeras para o centro comercial do Alecrim, Cidade Alta e na extensão da avenida Engenheiro Roberto Freire.
Fonte: Nominuto
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=