domingo, 14 de fevereiro de 2010

PMs trabalham em condições precárias durante o carnaval‏ e não recebem diária operacional‏

A Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN distribuiu equipes para fiscalização das condições de trabalho dos policiais militares durante o carnaval 2010. Foram visitados ontem vários postos em todo o litoral sul e o policiamento de eventos na capital. “Constatamos que embora o planejamento tenha sido divulgado, na última sexta-feira, como o carnaval mais seguro dos últimos tempos devido o numero de policiais utilizados a administração da Polícia Militar não se preocupou com as condições de trabalho dos policiais em serviço”, afirma o Cabo Jeoás Nascimento dos Santos, presidente da ACS PM/RN.

Na área do 8º Batalhão de Polícia Militar (sede em Nova Cruz) que compreende as praias de Baia Formosa e Pipa dentre outras, os policiais estão numa escala de serviço de 24h por 24h de folga, alojados em locais sem condições mínimas de higiene e em espaços improvisados e inadequados para o descanso físico e mental. Em Pipa, por exemplo, alguns policiais trabalharam 48h de serviço ininterrupto. Devido permanência da governadora na praia, trinta policiais que estavam destinados ao policiamento de Tibau do Sul foram deslocados para o policiamento de Pipa, que não tem histórico de grandes carnavais ao contrário de Tibau do Sul. A partir de hoje, a Praia de Tibau do Sul “ferve” devido às festividades carnavalescas. “Em Pipa tem policial em toda esquina, já que a governadora se encontra por lá, com certeza alguém receberá elogios e mérito disso, mas gostaria que nessas visitas ela observasse as condições de trabalho desses profissionais que com dedicação precária tem desempenhado o serviço de segurança para ela e para toda sociedade”, alerta o Cabo Jeoás.

O Comandante da Polícia Militar afirmou, na última sexta feira (12), que todos os policiais que estivessem de serviço durante o carnaval durante o período de folga receberiam a diária operacional. No entanto, o constatado pela ACS totalmente diferente: na área do 2º BPM (Mossoró e adjacências) e do 8º BPM (Nova Cruz e adjacências) os policiais estão trabalhando 24h de serviço de hora extra e sem remuneração de diária operacional. Além disso, os policias que foram designados para o policiamento no interior e nas praias do litoral norte e sul até o momento ainda não receberam o benefício. “É um absurdo! O Comando afirmou que essas diárias seriam depositadas ainda na sexta-feira, e até agora nada, muitos estão passando necessidades, pois a Policia Militar só fornece alimentação e alojamentos precários. E as necessidades pessoais? Dessa forma não sabemos em quem confiar e a segurança fica comprometida”, reclama o presidente da ACS.

Na capital a situação é mais amena, as insatisfações se resumem às condições de transporte após o término dos eventos. “Muitas vezes ficamos a mercê para retornar para nossa residência, colocando em risco a própria vida”, reclama um policial que não quis se identificar.

A fiscalização exercida pela Associação de Cabos e Soldados da PM/RN continuará durante todo o carnaval. Na próxima segunda-feira, a entidade encaminhará denúncia ao Ministério Público e orientará a cada policial impetrar ação de danos contra o Estado.


Cabo Jeoás Nascimento dos Santos
Presidente da ACS-PM/RN
Contatos: 88842370 / 96341271
cbjeoas@hotmail.com

Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN
Av. Prudente de Morais, 5130, Lagoa Nova - Natal/RN
site: www.acspmrn.org.br
Email: acspmrn@yahoo.com.br

Fonte: ACS PMRN
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=