sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Ameaça da Gripe Suína em Penitenciárias do RN

As penitenciárias do RN podem se tornar grandes focos da Influenza H1N1, conhecida por todos como GRIPE SUÍNA, utilizando-se da superpopulação carcerária e das más condições de higiene em que vivem os apenados nas unidades prisionais do estado.

Mesmo com todo o cuidado que os diretores das unidades tratam esse assunto, a Gripe Suína pode já ter entrado nesses locais. Caso isso tenha ou venha a acontecer, o vírus pode se alastrar fácil e rapidamente pelas condições encontradas nas celas e pavilhões das penitenciárias do RN.


Na PEP (Penitenciária Estadual de Parnamirim) já há 04 casos suspeitos da influenza H1N1 entre os apenados dessa unidade. “Mais todas as medidas foram tomadas para que se confirmado essas suspeitas, o vírus não se alastre” informou Túlio Glauco, diretor da unidade.

Os quatro apenados foram isolados na sala que serve para as aulas de Yoga e vão permanecer lá e sem visitas até a chegada do laudo à semana que vem, que comprova ou não a contaminação dos mesmos com a influenza H1N1.

Devido a essas suspeitas, as promotoras de Justiça Luciana Maria Maciel Cavalcanti Ferreira de Melo, Isabelita Garcia Gomes Neto Rosa e Ana Márcia Moraes Machado, em conjunto, emitiram uma série de recomendações para evitar a proliferação do vírus na unidade prisional. As promotoras classificaram as medidas como uma necessidade "para enfrentamento da pandemia Influenza A (H1N1) na Penitenciária Estadual de Parnamirim - PEP".

Além disso, as representantes do Ministério Público recomendaram a suspensão, temporariamente, de "visitas por mulheres grávidas, idosos e crianças menores de 12 anos, assim como pessoas que apresentem sintomas de gripe, como: tosse, coriza, dor de garganta, febre alta e dor no peito".


Os Policiais Militares e Agentes Penitencários da unidade também participaram de uma palestra que mostrou como se previnir da gripe suína e quais seus riscos com o contágio, desde então todos eles ultilizam o alcool e as mascaras descartaveis quando de serviço na unidade prisional, principalmente nas entradas aos pavilhões e em dias de visitas, além de levarem seus copos, pratos e talheres pessoais, para não compartilhar esse material com mais ninguém.

A direção e a secretaria da PEP seguem também as recomendações da saúde para evitarem o contagio da gripe suína.



Sd PM Nizário.
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=