sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Polícia Civil está presente em apenas 26% do Rio Grande do Norte

Dos 167 municípios do Estado, somente 44 dispõem de efetivo, de acordo com relatório do Sindicato dos Policiais Civis.

Por Thyago Macedo

Apenas 44 municípios do Rio Grande do Norte têm a presença efetiva da Polícia Civil. O número, que representa 26,35% do total de cidades, faz parte de um relatório do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol-RN).

De acordo com as estatísticas da categoria, que nesta semana decidiu realizar uma paralisação, os números mostram a fragilidade do sistema de segurança pública. As outras 123 cidade, 73,65%, estão atualmente sem a Polícia Judiciária.

Ainda de acordo com o Sindicato, desses 44 municípios com presença da Polícia Civil, somente 20 (52,63%) dispõe de delegados. Além disso, 12 cidades (31,57%) têm a presença de apenas um agente e outros 11 municípios (28,94%) conta com a presença de um escrivão da Polícia Civil.

Hoje, em todo o Rio Grande do Norte a Polícia Civil dispõe de 144 delegados, 142 escrivães e 1102 agentes. Contudo, o atual déficit de policiais está para ser amenizado nos próximos meses.

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, o concurso público realizado neste ano será concluído até o próximo mês e, em janeiro, os novos agentes, escrivães e delegados começarão o curso de formação.

Outro problema apresentado pelo Sinpol-RN é a falta de estrutura na unidades policiais, principalmente, no interior do Estado. Para se ter ideia, o levantamento feito pelo sindicato, indica que são apenas 151 computadores em funcionamento nas delegacias e 60 viaturas funcionando, das 84 existentes.

Diante de todas essas situações, os policiais civis e servidores da segurança pública decidiram por uma paralisação de 48h, na próxima segunda-feira (23) e terça-feira (24). Além disso, eles acertaram em assembleia que a partir de agora nenhum preso será mais recebido em delegacias.

Apenas as Plantões Sul e Norte aceitaram a entrada de presos. Mas, isso deverá ser provisoriamente. Na manhã desta sexta-feira (19), os policiais civis estão reunidos com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, com a Secretaria de Justiça e Cidadania, Ministério Público e Corregedoria de Justiça.

Fonte: Nominuto.com
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=