segunda-feira, 14 de março de 2011

Assembleia Geral da ACS - Saiba o que aconteceu e o que ficou definido

Imagem da Assembleia
Foi realizada neste ultimo sábado, 12, uma assembleia geral promovida pela Associação de Cabos e Soldados.

Foi discutida uma proposta de subsídio para ser apresentada ao governo onde o soldado receberá 30% do subsídio do coronel.

No site da ACS foi divulgado que a categoria definiu que o governo do estado envie as propostas do novo estatuto e do Código de Ética para a Assembleia Legislativa em 30 dias.

O novo estatuto oferecerá alguns direitos, como: criação do Plano de Carreira, abolição da prisão administrativa, exigência de nível de superior para ingresso na Polícia Militar, estabilidade após três anos de serviço, a proibição da transferência dos militares sem uma justificativa ou melhoria salarial, garantia de liberação do serviço no período de aulas para o policial que estiver cursando nível superior, remuneração por subsídio, escalonamento salarial, etc.

Não participei da Assembleia Geral devido ter ido ao Hospital Clovis Sarinho averiguar a situação do Soldado Smith que infelizmente não resistiu e faleceu na tarde do mesmo dia.

Muitos policiais ficaram chateados devidos a alguns impasses que ocorreram entre a mesa e a Dr. Kátia Nunes, pois a advogada apontava alguns erros que continha no novo estatuto que poderiam prejudicar a categoria, e que os erros deveriam ser corrigidos através de uma nova discussão.

Analisando a questão do subsídio, do estatuto e do código de ética, tenho o seguinte posicionamento.

Para que possamos ter um subsídio digno com a função policial, vai ser necessária uma grande mobilização da categoria, pois não será apenas cerca de 200 policiais que estavam presentes na assembleia que irão conseguir esta vitória. Ou seja, falta união.

No meu entendimento deveríamos focar no estatuto, pois o mesmo contemplaria muitos avanços para a categoria, e o subsídio estaria garantido no mesmo, tendo o governo um prazo para adequar a esta nova legislação.

O prazo de 30 dias do governo enviar a assembleia legislativa as proposta do novo estatuto e do código de ética não serão executados.

Pois o novo estatuto tem que ser encaminhado ao comando geral que enviará à proposta a governadoria, que por sua vez irá analisar a proposta e realizar a modificações que achar pertinente, para depois enviar a Assembleia Legislativa. Ou seja, o tempo será muito maior do que foi apresentado na assembleia geral.

Continuando, ao chegar à Assembleia Legislativa o estatuto passará por comissões, que enviará para votação. Sendo aprovado, o governo poderá sancionar ou não o novo Estatuto dos Militares Estaduais.

Não estou aqui questionando se foi correto ou não os encaminhamentos da Assembleia Geral promovida pela ACS.

Mas tenho por obrigação repassar à verdade a categoria, seja ela satisfatória ou não.

Devemos ir em busca da aprovação do novo estatuto ainda este ano, pois teríamos um grande avanço. Se formos lutar apenas pela questão salarial, iremos perder mais um ano para termos um estatuto sendo aplicado.

Não podemos dar 03 passos de uma só vez, pois com certeza iremos tropeçar. Vamos todos juntos, ter uma única meta, e nos dedicarmos a aprovação deste estatuto, desde já.

O ideal seria que todas as associações estivessem mobilizadas em conjunto, realizando assembléias, mobilizações e reuniões. Mesmo não existindo isso, não podemos ficar discutindo em que está certa ou errada, em quem quer unir ou desunir, pois o tempo está passando. Então independentemente de quem realize a assembléias ou convoque a categoria para participar de algum ato, oriento que esteja presente, pois a sua participação é bastante importante para alcançarmos a vitória.

Fonte: Cabo Heronides
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

1 comentários :

sd rocam disse...

O Estatuto ja deveria esta aprovado, mas não este feito as presas, e sim um que realmente nos beneficie, vejam o exemplo da PC, não e novidade a ninguém que o governo esta em dificuldades financeiras, portanto brigar por salario será em vão, um estatuto digno, e que respeite os praças e os oficiais. Pensem nisso. Sd ROCAM

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=