quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

DESMILITARIZAÇÃO CULTURAL - É POSSÍVEL?

Não adianta chegar em um blog e dizer: “A POLÍCIA PRECISA MUDAR, A POLÍCIA ESTÁ MUDANDO, A POLÍCIA VAI MUDAR…” É preciso relembrar os avanços!

Nossa polícia avançou muito nos últimos cinco anos, está ocorrendo uma verdadeira “revolução cultural”, sútil para alguns, mas intensa para os mais atentos. Não podemos esquecer que estamos recuperando 200 anos de atraso.

Não podemos nos prender somente ao avanço salarial, ele é importante, mas não é exclusivo. Estamos evoluindo muito. Nível superior para ingresso, projeto policial do futuro para aqueles que ainda não haviam cursado uma faculdade, melhoria em nossas instalações, até que em fim, aprendemos a fazer projetos básicos para obtenção de recursos. Estamos aprendendo a investir o dinheiro que outrora era devolvido por nossa incompetência. Estamos avançando…

A tão sonhada “DESMILITARIZAÇÃO CULTURAL” que prego há anos nesse espaço é isso. Uma mudança cultural profunda em nosso meio, principalmente em nossa mente. É uma verdadeira quebra de paradigmas. É a diminuição das desigualdes internas é a oportunidade de disputarmos em pé de igualdade espaços que antes eram destinados somente aos oficiais.

A polícia somos nós, nossa força é nossa voz!!

Apresento um texto retirado do Blog do Cap. Sérgio Carreira que irá facilitar a compreensão do que estou tentando dizer:

PMDF e Polícia Nacional da Suécia fecham parceria para Cursos de Policial da ONU (United Nations Police – UNPOL)
A Polícia Militar do Distrito Federal e a Polícia Nacional da Suécia firmaram no ano de 2010 um Acordo de Cooperação Bilateral para o intercâmbio de policiais (alunos e instrutores) e na promoção de Cursos de Policial da ONU (United Nations Police – UNPOL). A Polícia Sueca é uma das poucas instituições policiais credenciadoras da ONU e seus certificados são reconhecidos pela Organização. No ano de 2010, 03 oficiais da PMDF participaram de Cursos UNPOL na Suécia (um como Observador Internacional convidado e outros 2 como alunos) e no ano de 2011, 12 oficiais e praças poderão concorrer aos processos seletivos para os Cursos UNPOL na Suécia. A medida da PMDF em autorizar a participação de praças da Corporação visa incentivar que todo o seu efetivo tenha oportunidade iguais e que as autoridades federais passem a autorizar novamente a participação das praças para representar o país nas diversas Operações de Paz da ONU, visto não se tratar de um impedimento da ONU mas sim de órgãos federais brasileiros. Essa medida poderia aumentar significantemente a participação PM brasileira em Missões de Paz, hoje uma das menores do mundo.

A PMDF está fazendo a sua parte de maneira ímpar.

No ano de 2011, a PMDF e a Polícia da Suécia promoverão 02 cursos de Policial da ONU com formato definindo pela ONU (com duas semanas de duração) com o devido reconhecimento (para oficiais e praças). Pioneira no envio de policiais militares brasileiros em Missões de Paz da ONU (em Angola – 1991), a Corporação busca apoiar o Exército Brasileiro, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil CCOPAB), Ministério da Defesa e das Relações Exteriores no treinamento, incentivo e formação de UNPOL brasileiros e estrangeiros. Em 2010, a PMDF e o Pearson Peacekeeping Centre do Canadá promoveram um curso UNPOL na Academia da PMDF que contou com a presença de policiais de 8 estados brasileiros e de 10 países da América Latina, além de instrutores do Canadá, Holanda e da PMDF.

Além desses cursos, as duas instituições promoverão em maio o curso Curso Train of Trainers - ToT que visa capacitar policiais veteranos a atuarem como multiplicadores em cursos UNPOL.

Vale mencionar que esses são os únicos cursos com formato definido pela ONU para treinamento e formação de UNPOL no Brasil e que a PMDF é a única instituição brasileira a promover esse tipo de curso.
Sérgio Carrera - http://missaodepaz.wordpress.com/
.
FONTE: http://aderivaldo23.wordpress.com/
←  Postagem mais recente Postagem mais antiga  → Página inicial

0 comentários :

Rádio Guerreiros do RN

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=